Proximidade e Distância na Língua e Cultura


O Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa organiza o Colóquio Proximidade e Distância na Língua e Cultura, que terá lugar nos dias 3 e 4 de Dezembro na Sala de Exposições (Edifício da Biblioteca) da Faculdade de Ciências Humanas. As palestras abrangerão temas da área da linguística, onde veremos que a dicotomia proximidade-distância tende a substituir a habitual escrita-fala, o que torna possível descrever adequadamente os processos de transformação linguística. No domínio dos novos media, o uso da língua parece estabelecer uma nova “oralidade por escrito”, procurando formas virtuais de proximidade. Na área da cultura, a oposição proximidade-distância, entendida metaforicamente, serve de enquadramento para a discussão de outros fenómenos como a migração e o multiculturalismo que marcam a vida cultural contemporânea.
Por isso, este colóquio contará com a participação de especialistas internacionais de vários domínios científicos, que trazem consigo a diversidade da sua investigação, dos seus métodos e das suas linguagens: à procura de convergências e de uma nova proximidade disciplinar.
As conferências serão em língua portuguesa e/ou inglesa. A participação na conferência é gratuita. Para os participantes que desejem receber um certificado de presença os preços são os seguintes: Estudantes: 10 Euros; Outros: 30 Euros. O pagamento será efectuado no local.
Inscrições em: proximity@fch.lisboa.ucp.pt
Mais informação em: http://proximity-distance.blogspot.com/
 
Licença Creative Commons
Translating Europe across the Ages by http://translatingeurope.blogspot.com/ is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 3.0 Unported License.